As crianças são o futuro e o futuro é digital
É comum vermos as crianças do século XXI acessando a internet, usando computadores, smartphones, tablets e outras ferramentas tecnológicas mesmo antes de aprender as fórmulas mais básicas de atuação humana, como falar. Afinal, vivemos em um mundo onde as tecnologias acompanham as novas gerações desde o início. Ao contrário dos avós ou pais, as crianças da era moderna já nascem rodeadas de ambientes virtuais, de forma que olham para este cenário com uma naturalidade que nem sempre os adultos possuem. Desta forma, para eles, a tecnologia está na base da aprendizagem e das relações sociais, uma integração que ocorre continuamente, dado que o decorrer da rotina passa a ser intrinsecamente interligada à tecnologia e aos seus variados dispositivos eletrônicos: são os chamados nativos digitais, que já nascem com a tecnologia inserida no dia a dia.
Utilizar a tecnologia como ferramenta na educação é uma necessidade reconhecida por todo profissional do ensino que quer permanecer atualizado, aprimorar seus métodos pedagógicos. Entretanto, como empecilho, frequentemente nos deparamos com a constatação de que a forma com que esse recurso deve ser empregado em sala de aula nem sempre é clara. Não basta simplesmente usar ferramentas tecnológicas na escola, mas sim empregá-las para melhorar efetivamente o aprendizado dos alunos e o dia a dia dos professores. Ou seja, é necessário pensar nas formas de utilizá-la da maneira mais produtiva, introduzindo-a adequadamente na instituição de ensino.
A prática desta teoria não pode esperar. No futuro breve a grande maioria das atividades laborais se darão na área de tecnologia, de forma que os futuros profissionais precisam já estar pensando na forma mais efetiva de utilizá-la. É fácil, no decorrer deste raciocínio, perceber o papel das instituições educacionais no cenário. Com atividades divertidas e jogos simples já é possível que os alunos conheçam os primeiros passos para a utilidade da tecnologia no meio profissional: aspectos lógicos que ajudarão nos futuros trabalhos ou até mesmo a efetiva programação de computadores. Os jogos educativos digitais permitem que a criança se divirta e tenha um tempo saudável, interativo e alegre ao mesmo tempo que potencializam a aprendizagem de novos conteúdos e habilidades. São, portanto, um ambiente de aprendizagem rico e complexo que pode ser auferido de forma a incentivar o desenvolvimento das Múltiplas Inteligências. Quando a criança acessa de forma virtual o que mais é do seu agrado, pode-se perceber o caminho que a mente dela percorre, adaptando a experiência às suas escolhas. A liberdade educacional do ambiente digital pode ser muito bem aproveitada no meio pedagógico.
Evidentemente, é primordial que, para que as novas tecnologias sejam grandes aliadas da aprendizagem, a sua utilização seja monitorizada de perto por pais e educadores. Utilizada de forma correta, a tecnologia tem diversos benefícios: pode estimular a leitura, aumentar o vocabulário, despertar a curiosidade sobre o mundo, dar sensação de controlo, aprender a qualquer hora e em qualquer lugar e motivar para a aprendizagem dentro e fora da escola.
Utilizando a tecnologia ao seu favor
A tecnologia é uma ferramenta eficiente, permite que a criança não seja apenas espectadora da sua aprendizagem, abrindo os horizontes para novas formas de conhecer o mundo. A criança não se limita a ver e receber os estímulos, mas pode interagir e compreender os resultados da sua interação. Sabemos que podem existir consequências negativas da presença das novas tecnologias na vida das crianças, por isso devemos trabalhar esta presença em prol da aprendizagem e do desenvolvimento cognitivo.A utilização recorrente da tecnologia por parte das crianças tem sido motivo para grande debate e investigação, mas a influência positiva das novas tecnologias no desenvolvimento da criança e a necessidade de atualização e aprimoramento ara o meio profissional e social moderno não pode ser ignorado.
Contudo, sabemos que nem todos os jogos digitais são adequados aos nossos filhos e, na hora de escolher quais os mais indicados, vêm as dúvidas. É importante lembrar de algumas características primordiais para que o impacto das novas tecnologias no desenvolvimento da criança seja positivo:
O mundo virtual que servirá como ferramenta precisa conter um aprendizado
É importante entender o objetivo por trás do uso da tecnologia. Jogos que ensinam o alfabeto, as cores e até mesmo outros idiomas possuem ótimo incentivo a uma educação mais divertida e alegre. É importante que a utilização contenha um desafio: solucionar problemas com feedbacks de desempenho e motivação, bem como correções de fácil entendimento. Testar hipóteses, planejar e tentar são parte do caminho que a criança percorrerá.
Para soltar a imaginação e criatividade, são interessantes universos como os de colorir, encaixar ou criar, que permitem ao jogador controlar a interação e a continuação do jogo. É importante que o nível de dificuldade e a possibilidade de repetição sejam assegurados. A iniciação computacional vai além de usar tablets, a nossa escola proporciona que crianças aprendam lógica de programação desde cedo.
A aparência da ferramenta tecnológica deve ser agradável
O uso da tecnologia também é uma forma de trazer a cultura maker para essa faixa etária, despertando vivências. Para introduzir em sala de aula, inicia-se com atividades de baixa tecnologia, como divertidos curtas de animação, evoluindo gradativamente a frequência da ferramenta e o nível do aprendizado.
Dessa forma, o mundo digital no qual a criança está sendo inserida precisa ser de fácil compreensão, atraindo e mantendo o interesse e entusiasmo e, sob certa medida, explorando a competição e/ou cooperação, a depender do objetivo.
É importante que os jogos e aplicativos explorem toda a capacidade que possuírem; devem, com efeitos auditivos e visuais que se encaixem ao propósito, manter a curiosidade e a imaginação de forma a facilitar o alcance educacional. Deve fornecer instruções claras, sendo didático, leve e de um ambiente rico.
A tecnologia deve ser um estímulo para que a criança se sinta mais segura nos ambientes “reais”
Nossa instituição sabe que computadores e os telemóveis não tomam o lugar da interação humana, nem a substituem, mas podem contribuir para o estímulo desta interação. Não deve ocorrer uma substituição de brincadeiras tradicionais, mas sim um complemento, uma outra opção de diversão e aprendizado. Afinal, é importante manter o exercício físico que preza pela saúde das crianças, bem como manter a interação, a convivência saudável e afetiva. Por isso, o uso da tecnologia ocorre com mediação parental e de educadores – assim, são excelentes aliados no desenvolvimento infantil. A experiência da utilização dos dispositivos tecnológicos, além de enriquecedora, deve ser replicada em casa, servindo como reforço ao que foi aprendido em sala de aula.
Como replicar essa forma de aprendizado em casa?
A utilização de ferramentas digitais na educação pode começar mesmo antes das crianças saberem ler e escrever, pois já estão conectados e vêem com bastante naturalidade o mundo digital. No entanto, não incentivar o seu bom uso pode ser um grande erro. Veremos aqui ótimas sugestões de brincadeiras que podem ser aplicadas em sala de aula, mas também podem ser feitas em casa:
O filme do seu filho
Crianças participando de vídeos e fotos é encantador, eles possuem uma outra forma de ver o mundo, permitindo-nos enxergar sob suas lentes. Pegue massinha de modelar, crie bonequinhos junto ao seu filho e permita que ele grave um curta junto com você. É um ótimo aprendizado que incentivará a imaginação, criatividade e a autonomia da criança. Você poderá descobrir no seu filho um grande diretor e roteirista.
Um robô reciclado
Os primeiros protótipos de robótica podem ser em casa, com materiais reutilizados. Você estará permitindo que o seu filho crie, decida, brinque, planeje e faça funcionar. Nada melhor para introduzir os princípios tecnológicos do que começar com alguns objetos encontrados dentro do nosso lar.
Leituras online
Ler é sempre uma ideia maravilhosa. A internet possibilita que muitas obras estejam disponíveis: uma ótima ideia são, por exemplo, os gibis da Turma da Mônica, acessados fácil e gratuitamente. Reservar um momento para ler com e para o seu filho é um tempo útil que faz parte de uma rotina afetiva, carinhosa e repleta de aprendizado.
Aplicativos e jogos
Já fizemos na nossa página séries sobre aplicativos simples e fáceis que estimulam o aprendizado, por isso vamos retomar aqui três dicas muito úteis para educar com a tecnologia:
Jogo das Palavras
Muito didático, o Jogo das Palavras é uma forma divertida de aprender a ler e a escrever: o seu filho organiza as letras, encarando desafios que aguçam o aprendizado.
PalmaKids
O Palmakids é recomendado para a época da alfabetização infantil, e funciona na língua portuguesa e inglesa, ajudando também na educação bilíngue. Na Galáxia do Alfabeto, seu filho salva cada uma das letras e deixa os planetas felizes.
ABC do Bita
Colorido e divertido, o ABC do Bita permite que seu filho trabalhe a coordenação motora enquanto aprende o alfabeto. É recomendado para crianças de 1 a 5 anos.